29.5.07

O sol quando bate na calçada é capaz de escorregar

Não por terem sido poucos dias. Não havendo tempo para azares e discussões, as coisas correm sempre bem. Mas a verdade é que, talvez por causa dos ténis novos, andei com especial cuidado pela calçada lisboeta que pode ser bastante escorregadia como toda a gente sabe. Especialmente quando chove. Um tempo de merda, foi o que foi, no primeiro e no terceiro dias, mas lá consegui não me estatelar. Isto graças às crónicas do grande Miguel Esteves Cardoso que, como se estivesse a escrever directamente para mim, admoestando-me para as amolgadelas de portuguesismos que tendem a ser esquecidos depois de uns quantos anos de Europa (a provocação é minha), me vai dizendo “tu põe-te a pau que ainda vais a tempo de ficares lá onde estás”. Mas eu só me rio muito enquanto bebo uma imperial fresquinha no Adamastor e penso que não há sol como o de cá. Lá. Whatever.
Aceno com a cabeça na crónica do tempo, o tipo diz umas coisas giras, diz que uma brisazinha mais afoita costuma ser classificada como um temporal dos diabos, um “Ai, que desagradável, está tanto frio”. E eu de manga curta a dizer que sim, é verdade, que em Berlim estava tão bom, enquanto desaperto mais um botão da camisa e me abano à socapa com a senha do autocarro. Choveu, pois foi, o tempo estava zangado quando eu cheguei e lixou-me os planos do dia, é verdade, mas no outro dia podia-se andar no Bairro Alto com o casaco dentro da mala. No Incógnito, então, nem se fala nos calores que me deram.
Por isso não entendo tanto queixume. Gostava de ver essas mesmas pessoas, as que se queixam do tempo português, a viver em Berlim com estas nuvens cerradas e pesadas, como se o mundo inteiro nos fosse cair em cima, e isto não só durante um ou dois dias, mas semanas a fio com um único dia de sol lá para o meio que é para não sermos mandriões e só querermos esplanadas. Mais ou menos como agora, quando cheguei. Uma tempestade desgraçada, (Unwetter: des-tempo, in-tempo, intempérie, pronto) desagradável mesmo, daquelas que desvastariam as plantações do Ribatejo e da Beira Interior, umas nuvens que só visto e eu com umas trombas que só minhas. É que isto é capaz de ficar assim por uns dias. Ou semanas. Um dia de sol lá no meio que é para desanuviar. Com sorte.

1 Kommentare:

Anonymous Anonym meinte...

desvastariam? ou des-vastariam? uma forma de un-vastariam, portanto :) deve ter sido disso que o MEC falava... ;)

9:37 AM  

Kommentar veröffentlichen

Abonnieren Kommentare zum Post [Atom]

<< Startseite