15.12.06

Comboio rápido para Lisboa

O Sr. Pascal Mercier gostava de escrever como Pessoa, mas tem um sentido de humor pós-comédia-sentado-numa-cadeira-estofada. O Sr. Pascal Mercier é um senhor filósofo de cabelos grisalhos com um talento nulo para a música mas que gostava de ter um piano em casa. O Sr. Pascal Mercier veio a Berlim (ou mora em Berlim?) falar do seu livro Comboio Nocturno para Lisboa, ou lá como é que traduziram isto para português, mas acabou por infiltrar no seu discurso umas quantas dicas sobre a arte de escrever, as quais eu terei de anotar noutro dia, que isto de excitação já chega por hoje. O Sr. Pascal Mercier é um gajo fixe e, apesar de eu já ter lido o livro mas não ter um exemplar meu para autografar, e mesmo que tivesse, conseguiu arrancar-me da embriaguez de um malfadado dia de trabalho em que o lema foi “Senhor não deixes que ninguém me odeie tanto como eu odeio a minha chefe” e dar-me a paz de espírito que eu precisava para vir para casa às 10 da noite de uma sexta-feira, vestir um pijama ao cansaço, jantar coisas que não se jantam e ir dormir como os bebés, ou fazer de conta que durmo como os bebés, que amanhã, apesar de ser sábado, o trabalho vai livrar-me da tentação de gastar o pouco dinheiro que ainda me resta em prendas para os outros. Obrigada, Senhor!

Estive mesmo para não ir, assim num vai não vai de auto-comiseração pela minha fraca miséria, que nem essa consegue ser grande, e só me decidi porque acabei inesperadamente um livro a meio da viagem para casa,

um livro não se começa nem se acaba de ler no meio do S-Bahn, é como daquelas coisas intímas que só se fazem de porta fechada

enrolei o terço ao pulso e arrastei-me até à Rote Rathaus com a promessa de que sairia imediatamente a seguir aos últimos aplausos (promessa esta que quase tomou forma de uma viagem a Fátima após ter ouvido “Queridos amigos de Portugal” três vezes no discurso introdutório da Associação Luso-Alemã, ter olhado ao meu redor e só ter visto carecas e cabelos brancos) para vir para casa inspirada por quem sabe mais do que eu. É só pena que esteja tão cansada que parece que o fim-de-semana ainda tarda 8 dias para chegar.
Senhor, protege-me do tempo que falta.
Ámen.

1 Kommentare:

Blogger K meinte...

Eu não vim aqui dar por acaso, como bem sabes. Vim pelo comentário que me deixaste, que eu sou uma curiosa de primeira. Gostei. Gosto da maneira como escreves. Confesso que não li tudo, nem com muita atenção. O suficiente para me saltar à vista Type O Negative como lembrança de outros tempos. E nem que fosse por isso tinha que simpatizar contigo.

Vou tentar voltar. Fica bem.

1:04 PM  

Kommentar veröffentlichen

Abonnieren Kommentare zum Post [Atom]

<< Startseite